Significado da Mão chifrada

Publicidade

 Símbolo conhecido por vários termos. É muitas vezes considerado um sinal de adoração a ritos satânicos.
Sua origem exata não se sabe, mas tem uma variedade de significados, variando com as culturas.
Na Itália é colocado atrás da cabeça das pessoas ou apenas é apontado, é um sinal de traição, uma ofensa.
No rock existem várias referencias ao símbolo:
Na capa do álbum Yellow Submarine, 1969, John Lennon faz o sinal acima da cabeça de Paul McCartney. Alguns fãs acreditam que esta é uma das pistas que indicam que Paul esta morto.

Pode ter sido uma brincadeira ou mesmo um erro do cartunista, que tentou desenhar o sinal “eu te amo”. Sinal esse que Lennon aparece fazendo no encarte do mesmo álbum.
 Uma banda de rock psicodélico-ocultista de Chicago, Coven, liderada pela cantora Jinx Dawson, lançou em 1969 o álbum "Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls", o qual mostrava no verso da capa os membros da banda Coven fazendo o “sinal do demônio” corretamente e incluía ainda um pôster de uma missa negra mostrando os membros em um ritual fazendo o sinal.

Gene Simmons aparece fazendo o sinal na capa do álbum Love Gun, lançado pelo Kiss em 1977. Gene declarou posteriormente que ele toca palheta com os dois dedos do meio, de forma que, quando levanta a mão, ele automaticamente faz o sinal.
 
  Os chifres ficaram famosos em shows de metal logo após a primeira turnê do Black Sabbath com Dio.
Ronnie James Dio foi quem popularizou o sinal dos chifres no heavy metal. Sua avó italiana costumava usá-lo para afastar o mau-olhado (que é conhecido como "malocchio" ou "moloch", termo que Dio usa para o gesto). Dio começou a usar o gesto após entrar para o Black Sabbath (em 1979). O vocalista anterior, Ozzy Osbourne, era bastante conhecido por usar o sinal de “paz” nos shows, levantando o dedo indicador e o médio em forma de “V”. Dio, tentando se identificar com os fãs, também quis usar um gesto de mão. Entretanto, como não queria copiar Osbourne, ele escolheu usar o sinal que sua avó sempre fazia.
 
Em uma entrevista para o site Metal-Rules.com Dio fala sobre essa fama:
Metal-Rules.com – "Eu gostaria de perguntar a você sobre algo que as pessoas já te perguntaram mas que, sem dúvida, continuarão a comentar, que é o sinal criado levantando-se o indicador e o dedo mínimo. Alguns chamam de “mão do demônio” ou “olho do mal”. Gostaria de saber se você foi o primeiro a introduzir isso no mundo do metal e o que esse símbolo representa para você.


R. J. Dio – “Duvido muito que eu tenha sido o primeiro a fazer isso. É como dizer que eu inventei a roda. Tenho certeza de que alguém já tinha feito isso antes. Acho que você deveria dizer que eu o popularizei. Eu o usei tanto e tantas vezes que se tornou minha marca registrada, até que os fãs da Britney Spears quiseram fazer também... Então acho que com isso acabou perdendo o seu significado. Mas foi... eu estava no Sabbath nessa época. Era um símbolo que eu achava que refletia aquilo que a banda deveria representar. Mas NÃO é o símbolo do demônio como se estivéssemos aqui com ele. É um símbolo italiano que aprendi com minha avó e que se chamava "Malocchio". Serve para afastar o mau-olhado ou para fazer o mau-olhado, dependendo de como você o faz. Trata-se apenas de um símbolo, mas tem encantos mágicos e atitudes e acho que funcionou bem com o Sabbath. Então fiquei bastante conhecido por isso e depois todos começaram a fazer a mesma coisa. Mas eu nunca diria que eu tenho crédito por ter sido o primeiro a fazer isso. Mas eu o usei tanto que acabou se tornando um tipo de símbolo do rock and roll”.
Independente de sua origem, os fãs de heavy metal utilizam o sinal e alguns chegam a criticar o uso dele em outros tipos de rock.


Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!