As 7 empresas brasileiras mais famosas que já faliram

Publicidade


Quem vê certas empresas grandes no Brasil, não consegue imaginá-las falindo. Empresas como Casas Bahia, Magazines Luíza ou até mesmo redes de televisão como Globo e Rede Record estão longe de passar pelo imaginário popular como tendo crises ou qualquer outra coisa que possa fazê-las fecharem suas portas. Ao contrário desses exemplos que citei, abaixo citarei empresas famosas no Brasil que por vários motivos decretaram falência e fecharam suas portas. Acompanhem:

1.Mappin 

Mappin

"Mappin, venha correndo, Mappin, chegou a hora, Mappin, é a liquidação" - Famoso Jingle

Com Razão Social de Casa Anglo-Brasileira S/A, a loja de departamentos Mappin foi uma das mais tradicionais do ramo no Brasil. Foi uma das pioneiras dos comércios varejistas e foi a primeira ao colocar etiquetas com preços na vitrine e propulsora do crediário. Definitivamente era a loja da elite Brasileira e era, até mesmo, confundida com cartões postais de São Paulo.
Encerrou suas atividades em 1999 sendo decretada falência. 

2.Lojas Brasileiras
Lojas Brasileiras

Outra tradicional loja de departamento e variedades. Encerrou suas atividades também no ano de 1999 após uma série de prejuízos que vinham ocorrendo desde 1996. Possuía 63 lojas espalhadas pelo Brasil. As Lojas Marisa, a qual pertence à mesma família, ocupou as lojas próprias da rede Brasileiras. 

3.Lojas Arapuã
Lojas Arapuã

"Arapuã ligadona em você!" - Slogan famoso

Até o meio dos anos 90 a Arapuã disputava mercado com Ponto Frio, Casas Bahia e outras principais lojas de varejo. Com dificuldades financeiras, a empresa atrasou o pagamento de fornecedores e viu seu império de 300 lojas sumir.

4.Redes G. Aronson
Redes G. Aronson

Esse cara ai de cima é o Girsz Aronson fundador das Redes G. Aronson que foi uma rede de varejo com sede em São Paulo especializada na venda de eletrodomésticos. O império da rede de lojas, chegou a contar com 38 unidades no estado de São Paulo e um faturamento de R$ 350 milhões por ano.
Em Junho de 1999 ( caramba também em 1999) a G. Aronson faliu, com dívidas de R$ 65 milhões. Na época o comerciante culpou a explosão da inadimplência e a redução do poder de consumo da população.

5.Mesbla
Mesbla

Mesbla S/A foi uma cadeia de lojas de departamentos que também teve sua falência decretada no ano de 1999 junto com as lojas Mappin que teve seu controle acionário adquirido pelo mesmo empresário. Na realidade tanto o Mappin quanto o Mesbla estavam passando por crises e o empresário Ricardo Mansur assumiu as lojas, mas que infelizmente não conseguiu reergue-las.
A falta de dinheiro no caixa era mais grave do que o empresário pensava, fora os atrasos de pagamento de fornecedores que já era algo crônico. A última loja da rede, fechou suas portas em 24 de Agosto de 1999 em Niterói.

6.Tv Tupi
Tv Tupi

A Rede de Tv Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul e a quinta do mundo. Foi a pioneira em telejornais, novelas entre outras coisas. Era líder absoluta nos anos 60 e as emissoras concorrentes aprimoravam sua programação para lutar pela audiência. Foi nesse canal, com muita criatividade ( pois não tinham satélites) que foi feita a primeira transmissão ao vivo no País.
No final dos anos 70 devido a uma má administração criou-se vários problemas financeiros e a tv começou a perder investimentos, qualidade e audiência. Para completar, a Rede Globo começou a impor um domínio avassalador e a Rede Tupi enfraquece.
Em 16 de Julho de 1980, após vários escândalos, atrasos de salário e greves, a concessão da emissora foi cassada pelo governo brasileiro e o sinal da TV Tupi foi cortado. Antes foi feito uma leitura de uma mensagem dirigida ao Presidente da época pedindo para que a estação não fosse fechada. Durante o vídeo e as mensagens citadas, os funcionários puseram na tela os dizeres " Até breve, telespectadores Amigos. Tv Tupi". Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".
Eu sempre achei que a Tv Tupi era a Tv Globo, mas na realidade o Grupo Silvio Santos assumiu a Tv Tupi de São Paulo e Grupo Bloch assumiu a Tv Tupi Rio, SBT e rede Manchete respectivamente. O prédio da emissora atualmente é a sede da Abrilradiofusão que gera o canal MTV Brasil.

7.Rede Manchete
Rede Manchete

Quando eu pesquisei sobre este Rede de televisão, me deu até um mal estar seguidas de frases como " Eu lembro disso" e " Então foi por isso". Vivi e acompanhei, mesmo sem entender do assunto, a falência desta emissora. A rede Manchete era conhecida pelas transmissões de carnavais e pelos sucessos das suas novelas. Um dos seus maiores sucessos foi a novela "Pantanal".
O canal também ficou conhecido por passar diversas séries de origem japonesas como Jaspion, Jiraya, Super Sentais e etc e obteve muito sucesso, muito sucesso mesmo. Essas transmissões abriram portas para outras emissoras irem atrás deste mercado. Além desses programas, passava também desenhos considerados clássicos da década de 50, 60, 70 e 80 como Dom Quixote, Josie e a Gatinhas, Manda-Chuva entre outras.
Permaneceu no ar até o dia 10 de Maio de 1999 ( esse ano é abençoado) declarando falência depois de várias crises e muita confusão. Atualmente a concessão é da Rede Tv!.
Fonte: topworldlist

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!