Porta para o Inferno: A Misteriosa Cratera em chamas há 40 anos na Ásia

Publicidade

O Turcomenistão é um país da Ásia Central que está longe de figurar entre os destinos turísticos mais populares do mundo. Mas esta nação do Oriente tem um atrativo que costuma surpreender (e muito) viajantes. Trata-se da cratera de Darvaza, um buraco situado no deserto de Karakum, que chega a ter quase 70 metros de largura, cerca de 30 metros de profundidade e que está em chamas há mais de 40 anos. Por causa do fogo que se origina em suas profundezas subterrâneas, o lugar ganhou o apelido de "Porta para o Inferno"
Porta para o Inferno: A Misteriosa Cratera em chamas há 40 anos na Ásia

A origem do buraco 
A cratera de Darvaza está localizada em uma zona que abriga enormes reservas de gás natural. A história mais aceita para sua origem conta que, no começo dos anos 1970, quando o território do Turcomenistão fazia parte da União Soviética, foram realizadas perfurações na região com o objetivo de tentar explorar os recursos naturais da área. Durante os trabalhos, porém, parte do solo cedeu e deu origem ao buraco.

Junto com isso, os profissionais envolvidos no projeto teriam percebido que, da cavidade recém-aberta, estava sendo expelida uma grande quantidade de gás (que eles julgaram ser perigoso para as pessoas que estavam no lugar). A "solução" encontrada foi a de botar fogo no buraco, para tentar extinguir o gás que estava saindo dali. As chamas, entretanto, jamais se apagaram (e isso tem mais de quatro décadas).

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!