Lendas e Mitos - Clube dos 27

Publicidade




Músicos, jovens, famosos e rebeldes. Uma estranha coincidência ou maldição? Estão nesse clube todos aqueles que no auge de suas carreiras, morreram aos 27 anos de idade. 



Dizem que a maldição começou com Robert Johnson, que foi o primeiro cantor a entrar para o clube. 
Robert Johnson (08/05/1911 – 16/081938) 
Influenciou vários artistas, é considerado o avô do rock, é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues.
Sua data de nascimento não esta confirmada, pois existem documentos que variam entre 1909 e 1912. Mas seguindo pelo seu registro de nascimento, teria morrido aos 27 anos vítima de envenenamento pelo dono de um bar que estava com ciúmes de sua mulher. Mas também há outras versões de sua morte, já que em seu atestado de óbito consta que não havia médico.
Mitos dizem que Johnson teria vendido a alma ao Diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi em troca de tocar bem sua guitarra. Esse mito é descrito no filme de 1986 Crossroads e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural.
Foi difundida essa lenda devido a musicas como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail".



Brian Jones (28/02/1942 – 03/07/1969) 
 Um dos fundadores da banda Rolling Stones, foi ele quem convidou Mick Jagger e Keith Richards, em 1962, para formar uma banda. O nome escolhido se inspirou no trecho de uma canção de Muddy Waters que dizia “pedras rolantes não criam musgo”.
 Apesar do sucesso da banda, Jones se rendeu ao uso de drogas, o que o fez sair da banda em 8 de Junho de 1969. Quase um mês depois, no dia 3 de julho, é encontrado afogado em sua piscina. A causa da morte foi atribuída a um acidente, mas alimentou muitas teorias conspiratórias.
 
Jimi Hendrix (27/11/1942 – 18/09/1970) 
 Ainda hoje é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e influencia para músicos de todas as idades.
 Após ir para uma festa com a namorada, Jimi retorna ao hotel onde estava hospedado. E no dia 18 de setembro de 1970, sua namorada o encontra desacordado no quarto e chama a ambulância. Hendrix foi encontrado morto asfixiado em seu próprio vomito. Sua namorada, Monika Dannemann afirma que ele ainda estava vivo quando o socorro chegou, e que teria ingerido comprimidos para dormir. Mas os paramédicos declararam que ele já estava morto e que seu vomito era basicamente de vinho. Contradições a respeito de sua morte ainda existem.
 
Janis Joplin (19/01/1943 – 04/10/1970) 
  “Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã.” 
            Bela, voz marcante e rebelde, seu nome ficou conhecido o meio musical tanto pelo talento como pelas loucuras.
            Morreu no dia 4 de outubro de 1970 por overdose de heroína. Foi cremada e teve suas cinzas espalhadas pelo Oceano Pacifico.
           
Jim Morrison (08/12/1943 – 03/07/1971) 
 Vocalista da banda The Doors, poeta e musico, Jim virou lenda com suas letras e seu jeito de viver a vida.
Foi encontrado morto na banheira no dia 3 de julho de 1971, em Paris. Especula-se que a morte foi causada por overdose, porém Jim não era conhecido por usar heroína. Sua namorada Pam morreu de overdose em 1973. Outra hipótese é de que foi um assassinato planejado pelo governo americano. No relatório oficial consta que ele morreu de ataque no coração. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris.
 
Kurt Cobain (20/02/1967 – 05/04/1994) 
Guitarrista e compositor da banda Nirvana, é considerado um dos maiores artistas da década de 90.
 Em seus últimos anos de vida lutou contra o vicio em heroína e depressão. No dia 8 de abril de 1994, é encontrado morto em sua casa, em Seattle, com um tiro de espingarda, suicídio. A autópsia encontrou tranqüilizantes e um nível muito alto de heroína em seu sangue, constatando que mesmo que não tivesse morrido com o tiro, não teria sobrevivido a uma overdose.
De acordo com o livro Heavier Than Heaven, sua biografia, a irmã de Kurt afirma que, quando criança, ele dizia o quanto queria entrar para o clube dos 27.

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!