ordens - A Ordem Arco - Íris

Publicidade

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização criada pela Maçonaria para moças de 12 a 20 anos completos, com ou sem parentesco maçônico, necessitando apenas de um "apadrinhamento" de um maçom ativo. A menina pode ser de qualquer religião contanto que acredite em Deus.
A Ordem tem como objetivo moldar meninas educadas e amigas, que se importam com o mundo e gostam de ajudar.
Foi fundada em McAlester - Oklahoma, Estados Unidos da América, em 6 de abril de 1922, pelo Maçom Mark Sexson. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica pois, na época, já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente, mas faltavam as meninas.
A partir desta data foi criando-se assembléias Arco-Íris em várias jurisdições pelo mundo, dentre elas: Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Austrália, Filipinas, Japão e Canadá, sendo que a maior parte se encontra nos Estados Unidos.
Seu início, elaboração do primeiro ritual e elaboração das leis que regem uma assembléia, são frutos do trabalho do Venerável Willian Mark Sexson, Maçom de grau 33 de McAlester. A partir desta data foi criando-se assembléias Arco-Íris em várias jurisdições pelo mundo, dentre elas estão: Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Austrália, Filipinas, Japão e Canadá, para citar apenas algumas, sendo que a maior parte se encontra nos Estados Unidos.

Cargos:
Ilustre Preceptora
Ilustre Preceptora Adjunta
Arquivista
Tesoureira
Capelã
Chefe de Cerimonial
Observadora Confidencial;
Observadora Externa;
Musica
Regente do Coro;
Preceptora Mãe
Preceptora mãe adjunta  

Princípios:
Esperança
Caridade

Amor
Religião
Natureza
Imortalidade
Fidelidade
Patriotismo
Serviço

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza o seguinte:
Liderança Efetiva
Participação ativa na Igreja (ou Centro) de sua Comunidade
Patriotismo
Cooperação com seu Semelhante
Amor ao Lar
Lealdade à Família
Serviços Humanitários
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas ajuda a promover a auto estima e a liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de uma adulta conselheira que as orienta, todas as reuniões são conduzidas pelas meninas.
Se tiver a oportunidade de atingir a posição de Ilustre Preceptora de sua Assembléia do Arco-Íris, a menina aprenderá a planejar programas benéficos a todos os membros, e, executando esses planos, será uma diretora e líder de pessoas. Além disso, ela aprenderá a maneira apropriada de conduzir uma reunião de negócios.
Além da liderança na sua Assembléia, elas terão oportunidades de atingir uma posição de liderança estadual., no cargo de Grande Ilustre Preceptora, na Grande Assembléia estadual, realizada por 3 dias anualmente.

O que uma Menina do Arco-Íris faz?
Membros do Arco-Íris são ativas em suas igrejas, escolas e comunidades. Elas levantam fundos para várias instituições de caridade, através de almoços, jantares e outras promoções, e se oferecem para trabalhar em organizações que as subvencionam. As Meninas do Arco-Íris participam de muitas atividades e fazem amizades duradouras.
A primeira Assembléia da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas a ser criada na América Latina, ainda está ativa na cidade de Cascavel-PR, no Brasil. Chama-se Assembléia Caminho de Luz I, e foi fundada em 16 de Maio de 1992.

O Arco-Íris é uma Organização Religiosa?
Não. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de serviços. A Ordem, entretanto, incentiva cada uma de suas participantes a ser ativa em sua própria crença religiosa (na qual foi criada), orientada por seus pais ou responsáveis.

As Sete Virtudes
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes (assim como os DeMolays), as quais são representadas pelas sete cores do arco- íris (daí o nome da Ordem):

Vermelho: representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.

Laranja: representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja.

Amarelo: representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.

Verde: significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.

Azul: significa a lealdade para com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, família e amigos.

Anil: representa a importância de respeitar as leis de seu país e sua bandeira.

Violeta: representa o serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Ordem e outros membros maçônicos.

Branco: é o simbolismo da união de todas as cores do Arco-Íris. 

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!