Simbologia - Olho de Hórus

Publicidade


  
Hórus é o Deus dos céus, tinha cabeça de falcão e seus olhos representavam o sol e a Lua. Por vingança pela morte de seu pai, Osíris e também pela disputa de comando, Matou Seth e tornou-se o rei dos vivos no Egito.
Durante a luta, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o da lua. O olho perdido foi substituído por um amuleto e foi posto uma serpente sobre a cabeça. O olho de Hórus, antes chamado de olho de Rá, foi um dos amuletos mais usados no Egito.
Como o olho ferido foi o da Lua, é essa a explicação que os egípcios deram para as fases da Lua.
O olho de Hórus era usado para afastar mau olhado durante a vida, e contra o infortúnio do além, na morte.
A serpente e o olho simbolizavam o poder real, de tal maneira que os faraós pintavam seus olhos como o olho de Hórus e usavam esculpidas em suas coroas. Eles acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade auxiliava no renascimento.
É um símbolo usado na maçonaria e também aparece no reverso do selo dos Estados Unidos.
O olho direito representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Lida com as palavras, letras, números. Aborda o universo pelo lado masculino.
O olho esquerdo representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino.
Nos dias atuais o olho é usado para evitar o mal, espantar inveja e continua sendo um símbolo de proteção, vigor e saúde.

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!