Qual significado do Pentagrama

Publicidade

 É uma estrela de cinco pontas. Um símbolo antigo e de grande importância. Possui vários significados.
  
                Para os Hebreus simbolizava A Verdade, para os cinco livros do Velho Testamento, de Moisés.
                Na cultura chinesa o ciclo da destruição. Base da filosofia da medicina tradicional. Onde cada ponta representa um elemento Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal. Cada elemento é gerado por outro, madeira é gerado pela terra, e também tem o inibidor, como, a água inibe o fogo. Existindo assim um equilíbrio. 
 
                Pitágoras o considerava um símbolo da perfeição, com sua geometria sendo considerada a proporção divina.
Para os Druidas era um símbolo divino.
Para os Celtas representava a deusa Morrighan.
Para os egípcios era o útero da terra.
Os cristãos tinham o pentagrama como símbolo das cinco chagas de Jesus. Também era usado para comemorar a visita dos três Reis Magos. Foi usado como amuleto de proteção contra os demônios na idade média.
Teve influencia para os Templários também. Podendo ser visto sua influencia em igrejas templárias em Portugal, as quais possuem vitrais em forma de pentagrama. Após a igreja dizimar os Templários em 1303, começou a idade das trevas, onde caçava, torturava e matava quem se opusesse a igreja. Na época o pentagrama passou a simbolizar Baphomet, que por sua vez era considerado o demônio. Sendo os Templários acusados de adorar Baphomet, o pentagrama passou a se tornar um símbolo que representava o mal. Forçando as antigas religiões a se esconderem.
O pentagrama passou a ser estudado por novas ciências, como a alquimia, quando surgiu o homem de Pitágoras, representando o microcosmo, homem individual e também o macrocosmo, homem universal, símbolo de ordem e perfeição. Da Vinci também fez outras representações mostrando relações do homem com o universo. 
Passou então a representar os quatro elementos, terra, água, fogo e ar mais o quinto elemento, o espírito.
Em 1940 o pentagrama volta a ser usado em rituais pagãos, simbolizando a Deusa e os dois deuses, surgindo assim a wicca. Torna-se um amuleto, e aumenta o interesse pela bruxaria e wicca.
É quando Anton Lavey adota o pentagrama invertido com símbolo de Baphomet de Levi, e o coloca como emblema de sua igreja satânica. Levando a igreja católica a considerar o pentagrama como símbolo satânico, espalhando essa idéia aos cristãos.
 
Hoje ainda é considerado um símbolo do ocultismo, proteção e perfeição.

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!