3 Mistérios do mundo.

Publicidade

1- Edifício Joelma.

Localização:Praça da Bandeira, Rua Santo Antônio, 184 e Av. Nove de Julho, 225.

História: Seu nome é Edifício Praça da Bandeira. Três anos após sua inauguração, ocorreu no prédio um incêndio que provocou a morte de 188 pessoas. Especula-se que havia no local, antes da construção do edifício, um pelourinho e que os fantasmas já eram avistados, rondando o lugar.

O Joelma também ficou conhecido com o crime do poço, ocorrido na década de 1940. Algumas mulheres haviam desaparecido e, quando a polícia investigou o local, encontrou uma casa com cadáveres dentro de um poço. Quem cometeu o brutal assassinato, era da própria família. A casa permaneceu fechada durante anos, até ser demolida para que fosse construído o Edifício Joelma.

2- Capela da Santa Cruz dos Enforcados.

Localização: Praça da Liberdade

História: Em 1821, o cabo Francisco José das Chagas pediu igualdade de salários e melhor tratamento aos soldados brasileiros. Foi punido com morte por enforcamento. Porém, no dia da execução, a corda arrebentou duas vezes, e quem assistia entendeu que seria um sinal dos céus para inocentá-lo, mas ele acabou morrendo. Isso causou a comoção da população e, em sua intenção, foi erguida uma cruz.

Sessenta e seis anos depois, foi construída uma capela no local. Desde então, há relatos de que Chaguinha (nome do cabo) é visto. A capela também é chamada de “Igreja das Almas”.

3- Castelinho da Rua Apa.

Localização: Rua Apa, 236, esquina com a Avenida São João.
Construído em: 1912

História: Foi nesta residência que uma família inteira foi morta na década de 1930. Até hoje, o caso não foi esclarecido (a informação é de que um irmão atirou no outro e a mãe ficou na linha do fogo cruzado e faleceu).
Há relatos de pessoas que passam em frente à casa e ouvem o apelo dos filhos e da proprietária para não serem mortos.
Inforamações que os leitores queridos me mandaram sobre o castelinho:

“Em relação a igreja dos Enforcados, creio que é importante citar que ela tem este nome não por causa do soldado executado e sim porque ali era o lugar onde todos os criminosos e escravos foragidos eram enforcados. Há um mito de que o bairro era (ou é ainda) assombrado por fantasmas destas execuções. Os mortos eram por ali mesmo enterrados. Sei que pegava um trecho da atual Rua da Glória. Diz a história que o bairro era desvalorizado justamente por conta destas lendas. Foram os japoneses que ali se estabeleceram ou por conta de que não tinham problemas culturais e místicos em conviver com isto ou por conta de omissão mesmo por parte dos antigos proprietários ou poder público.

Creio que até hoje o assunto é um tabu para muitos. Há um documentário que foi mostrado na TV Cultura sobre os bairros de São Paulo. Há um deles falando sobre o que aqui descrevi. Se não me engano, há uma cópia deste vídeo na midiateca da Faculdade de Educação da USP.”

Vai lá gente, quero ver alguém indo em cada um dos três, e comprovando as histórias. Na boa que só não vou, porque moro em Brasilia

Publicidade

Gostou do Artigo? Então Curta e Compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Antes de sair, se gostou do nosso blog nos acompanhe nas redes sociais!